Icon

Novo regime fiscal em Malta: o que vai mudar a partir de 2027

Expats
Popular
Malta
Novo regime fiscal em Malta: o que vai mudar a partir de 2027

A partir de 1 de janeiro de 2027, entrará em vigor em Malta um novo regime fiscal para residentes estrangeiros, e o imposto anual mínimo para alguns participantes aumentará para 35 000 €. Saiba mais sobre as novas regras, os requisitos relativos aos imóveis e as condições para obter um estatuto fiscal especial em Malta

Obtenha aconselhamento personalizado de um advogado de negócios e construa o seu próprio negócio sem riscos e despesas desnecessárias
Obtenha aconselhamento personalizado de um advogado de negócios e construa o seu próprio negócio sem riscos e despesas desnecessárias
SOLICITAR CONSULTA


Malta vai introduzir, a partir de 1 de janeiro de 2027, o Individual Tax Programme (ITP) – um novo regime fiscal especial para residentes estrangeiros. Este regime reunirá num único sistema várias categorias de benefícios fiscais e manterá a taxa de 15% sobre os rendimentos estrangeiros relevantes auferidos em Malta. Ao mesmo tempo, para alguns requerentes, o imposto anual mínimo aumentará para 35 000 €, e o valor mínimo do imóvel adquirido – para 700 000 €. As novas regras estão consagradas no Aviso Legal n.º 195 de 2026 e entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2027.


No artigo anterior, apresentamos o ranking dos países mais ricos do mundo em 2026, com base no PIB.


Fazer negócios implica sempre riscos: impostos, contratos, inspeções, conflitos com parceiros ou organismos governamentais. Um advogado empresarial dedicado irá ajudá-lo a evitar erros críticos e a proteger os interesses da empresa em todas as fases do seu desenvolvimento.

Consulte um advogado de negócios dedicado e encontre hoje mesmo a solução jurídica ideal! 





Que regras fiscais irão mudar em Malta a partir de 2027?


A partir de 1 de janeiro de 2027, Malta irá unificar os quatro regimes fiscais especiais em vigor para residentes estrangeiros num único Individual Tax Programme (ITP). As novas regras foram introduzidas pelo Aviso Legal n.º 195 de 2026.


O novo sistema incluirá:

- Programa de Residência Global

- Programa de Residência

- Programa de Reforma de Malta

- Programa de Pensões das Nações Unidas


Em vez destes, passarão a vigorar quatro categorias correspondentes de estatuto fiscal especial: Estatuto de Residente Global, Estatuto de Residente da UE, do EEE e da Suíça, Estatuto de Reformado e Estatuto de Pensionista da ONU.


A principal vantagem fiscal será mantida. Os rendimentos estrangeiros auferidos em Malta e que cumpram as condições do programa serão, em geral, tributados a uma taxa de 15%, com a possibilidade de aplicar mecanismos de prevenção da dupla tributação. Outros rendimentos que não se enquadrem no regime preferencial serão, regra geral, tributados a uma taxa de 35%. Os rendimentos estrangeiros que não sejam transferidos para Malta, no âmbito do programa, normalmente não estão sujeitos a tributação maltesa.


Ao mesmo tempo, o ITP reforça significativamente os requisitos financeiros e administrativos. Aumentam o imposto anual mínimo, os limiares de valor dos imóveis e os custos de obtenção do estatuto. O próprio estatuto também deixará de ser vitalício. Será concedido por um período de 5 anos, com a possibilidade de renovação posterior, desde que sejam cumpridos todos os requisitos do programa.


Anteriormente, informámos que Malta está a revogar o programa de «passaportes dourados» e a adotar um modelo de cidadania por mérito.


Quem poderá beneficiar do novo programa fiscal de Malta?


O «Individual Tax Programme» estará disponível para estrangeiros que cumpram os requisitos de uma das quatro categorias de estatuto fiscal especial. As condições dependem da nacionalidade, da fonte de rendimento e dos motivos da permanência em Malta.


Principais categorias de participantes:

1. Global Resident Status – para cidadãos de países terceiros que não sejam cidadãos da UE, do EEE ou da Suíça

2. EU, EEA and Swiss Resident Status – para cidadãos da UE, do Espaço Económico Europeu e da Suíça

3. Retired Pensioner Status – para reformados que cumpram requisitos específicos relativos ao rendimento de reforma

4. UN Pensioner Status – para pessoas que recebem uma pensão da Organização das Nações Unidas


O participante no programa deve dispor de habitação adequada em Malta, de seguro de saúde e comprovar recursos financeiros estáveis. É também necessário cumprir os requisitos relativos à residência fiscal e não passar mais de 183 dias por ano noutra jurisdição.


Aplicam-se condições específicas aos pensionistas. Por exemplo, no âmbito do Retired Pensioner Status, o rendimento de pensão deve corresponder aos requisitos do programa e constituir a parte principal do rendimento tributável do requerente. No caso do UN Pensioner Status, as regras estão ligadas aos pagamentos do sistema da ONU.


Assim, o novo sistema não cria um estatuto único e universal para todos os estrangeiros. Mantém a divisão por categorias, mas integra-as num modelo regulatório único, com procedimentos unificados e requisitos financeiros mais elevados.


No artigo anterior, abordámos o tema Visa Dourada de Chipre 2026: o que se sabe sobre o endurecimento das regras.


Quanto será necessário pagar de acordo com as novas regras?


A alteração mais notável no Individual Tax Programme é o aumento do imposto mínimo anual. Para alguns residentes estrangeiros, este será de 35 000 € por ano, um valor significativamente superior aos limiares atualmente em vigor.


Para o «Global Resident Status» e o «EU, EEA and Swiss Resident Status», o imposto mínimo aumentará para 35 000 €. A título de comparação, no atual «Global Residence Programme», o montante mínimo é de 15 000 € por ano. Ou seja, a partir de 2027, o limiar financeiro mais do que duplicará.


As taxas principais no âmbito do novo programa serão as seguintes:

- 15% – sobre o rendimento estrangeiro relevante auferido em Malta

- 35% – sobre outros rendimentos que não sejam abrangidos pela taxa reduzida

- 35 000 € por ano – imposto mínimo para o Estatuto de Residente Global e para o Estatuto de Residente da UE, do EEE e da Suíça

- Para as categorias de pensões, serão aplicáveis montantes mínimos específicos, dependendo do estatuto


É importante distinguir entre a taxa de imposto e o pagamento mínimo anual. Mesmo que o montante do imposto calculado à taxa de 15% seja inferior ao mínimo estabelecido, o participante no programa terá, ainda assim, de pagar, no mínimo, o montante definido para a sua categoria.


Outra característica importante do sistema maltês é o princípio da «remittance basis». Os rendimentos estrangeiros que não sejam transferidos para Malta, sob determinadas condições, não são tributados no país. É precisamente este modelo que continuará a ser uma das principais razões pelas quais Malta desperta o interesse de residentes estrangeiros abastados, apesar do aumento do limiar mínimo de tributação.


Para saber mais sobre os melhores países para obter um Golden Visa na Europa em 2026 clique aqui.


Que tipo de imóvel é necessário possuir para participar no programa?


As novas regras elevam significativamente o limiar de acesso através de imóveis. Para participar no Individual Tax Programme, o requerente deve utilizar um imóvel elegível em Malta ou em Gozo como residência principal.


A partir de 1 de janeiro de 2027, vigorarão os seguintes requisitos mínimos:

1. Compra de imóvel – a partir de 700 000 €

2. Arrendamento – a partir de 14 000 € por ano


Ao mesmo tempo, o novo programa elimina a distinção entre diferentes limiares mínimos para Malta, Gozo e determinadas zonas mais económicas, que existia nos regimes anteriores. Serão aplicados montantes uniformes a todos os novos requerentes.


O imóvel elegível deve permanecer à disposição do participante durante todo o período de validade do estatuto. A venda desse imóvel, a rescisão do contrato de arrendamento ou a sua sublocação podem constituir motivo para a perda do estatuto fiscal especial, caso os requisitos do programa deixem de ser cumpridos.


Ao mesmo tempo, a compra de um imóvel no valor de 700 000 € não garante, por si só, a participação no programa. O requerente deve também cumprir os requisitos financeiros e de conformidade, possuir seguro de saúde, dispor de recursos estáveis e regulares e ser submetido a uma verificação de conformidade com os critérios estabelecidos.


Num artigo anterior, abordámos quais os países que oferecem as condições fiscais mais vantajosas para expatriados.


Quanto custará a obtenção do novo estatuto?


A participação no Individual Tax Programme implica não só um imposto mínimo anual como também despesas relacionadas com o imóvel. O requerente também terá de pagar uma taxa administrativa separada e recorrer aos serviços de um representante autorizado em Malta.


As principais despesas com o processo serão as seguintes:

- 8 500 € – taxa de candidatura única e não reembolsável

- 2 500 € – taxa de renovação do estatuto

- Adicionalmente – despesas com o Mandatário Registado Autorizado, seguro de saúde e preparação de documentos


O novo estatuto fiscal especial será concedido por um período de 5 anos. Após o término deste período, poderá ser renovado por mais cinco anos, desde que o requerente continue a cumprir os requisitos do programa e pague uma taxa de renovação no valor de 2 500 €.


Ao contrário dos regimes anteriores, o estatuto deixará de ser, na prática, vitalício, desde que as regras sejam cumpridas de forma contínua. Durante a sua vigência, é necessário manter um imóvel qualificado, possuir o seguro de saúde necessário, apresentar atempadamente as declarações fiscais e pagar o imposto mínimo estabelecido. Além disso, o participante deve manter a representação através de um Mandatário Registado Autorizado.


Para saber mais sobre os melhores subsídios para empresas na Europa em 2026 clique aqui.


O que acontecerá aos requerentes que obtiverem o estatuto até 2027?


Se a candidatura completa ao abrigo do programa em vigor for apresentada até 31 de dezembro de 2026, inclusive, poderá ser analisada de acordo com as regras antigas. Se for aprovada, essa situação poderá vigorar até 31 de dezembro de 2031.


Isto permite que alguns requerentes mantenham temporariamente requisitos financeiros mais baixos. Por exemplo, no Global Residence Programme, o imposto anual mínimo é atualmente de 15 000 €, enquanto no novo Individual Tax Programme aumentará para 35 000 €.


Ao mesmo tempo, o pedido deve estar completo e cumprir os requisitos do programa em vigor. A partir de 1 de janeiro de 2027, os novos requerentes passarão a estar sujeitos às regras do ITP.


Anteriormente, informámos que no Chipre foram alteradas as regras de declaração fiscal: quem deve apresentar uma declaração mesmo sem rendimentos.


Em que condições se pode perder o estatuto fiscal especial?


O estatuto no âmbito do Individual Tax Programme deve ser mantido durante todo o período de vigência do mesmo. A violação de requisitos fundamentais pode levar à sua revogação.


Principais motivos para a perda do estatuto:

- Venda ou arrendamento de imóveis elegíveis

- Ausência do seguro de saúde obrigatório

- Não pagamento do imposto anual mínimo

- Não apresentação da declaração fiscal obrigatória

- Perda da representação por parte do Mandatário Registado Autorizado

- Estadia superior a 183 dias durante o ano noutro país


Por isso, após a obtenção do estatuto, é importante não só pagar os impostos, mas também cumprir constantemente os requisitos patrimoniais, de seguro, de declaração e de residência do programa.


Investimentos, abertura de uma empresa noutro país, implementação remota de um escritório de representação ou realocação de pessoal exigem uma estratégia jurídica clara. Um advogado de negócios acompanha todo o processo: desde a escolha da jurisdição e do modelo fiscal até ao processamento do visto e à proteção patrimonial.

Contrate um advogado de negócios e garanta a segurança na deslocalização e no desenvolvimento da sua empresa no estrangeiro!





Lembrete! Está a planear investir em imóveis pelo programa Golden Visa? Já falámos sobre quais os programas que se tornaram os mais rentáveis ​​para os investidores em 2025. Este artigo compara os Emirados Árabes Unidos, a Grécia, a Turquia, a Letónia e os países asiáticos, o retorno real do investimento imobiliário e os principais riscos que devem ser considerados antes de investir.




Produtos da Visit World para uma viagem confortável:


Guia de viagem para 200 países;

Aconselhamento jurídico de um especialista local sobre questões de vistos e migração;

Seguro de viagem em todo o mundo (seleccione o país de interesse e a cidadania para receber os serviços);

Seguro médico em todo o mundo.




Controlamos a exatidão e a pertinência das nossas informações. Por conseguinte, se detetar quaisquer erros ou discrepâncias, contacte a nossa linha direta.

Perguntas

mais frequentes

Quando é que as novas regras fiscais de Malta entrarão em vigor?

O Programa Fiscal Individual entrará em vigor a 1 de janeiro de 2027. Este programa substituirá vários regimes fiscais especiais atualmente em vigor para residentes estrangeiros.

Qual será o imposto mínimo para os estrangeiros em Malta?

Qual será a taxa de imposto aplicável aos rendimentos estrangeiros?

Quanto é necessário investir em imóveis?

Ainda é possível candidatar-se ao abrigo das regras antigas?

Artigos recomendados

1 min

Expats Malta abole programa de passaporte dourado e adota modelo de cidadania baseado no mérito

Malta abole programa de passaporte dourado e adota modelo de cidadania baseado no mérito

Malta aboliu oficialmente o programa de passaporte dourado em 2025 e está a migrar para um novo modelo de cidadania por mérito. Descubra o que está a mudar, quem poderá obter um passaporte maltês nas novas condições e como o país se está a adaptar aos requisitos da UE para a transparência na naturalização

17 jul. 2025

Mais detalhes

3 min

Popular Subsídios para empresas na Europa em 2026: onde obter financiamento

Subsídios para empresas na Europa em 2026: onde obter financiamento

Na Europa, os empresários podem angariar desde alguns milhares até dezenas de milhões de euros para o arranque, desenvolvimento e expansão dos seus negócios. Em 2026, o financiamento está disponível para as áreas da IA, tecnologia médica, mobilidade, tecnologia de ponta, indústrias criativas e outros setores. Saiba mais sobre os subsídios e programas de apoio às empresas atualmente disponíveis na Europa, os montantes de financiamento, os prazos e os requisitos para os candidatos

16 set. 2026

Mais detalhes

3 min

Expats Impostos para expatriados em 2026: quais são os países que oferecem condições vantajosas

Impostos para expatriados em 2026: quais são os países que oferecem condições vantajosas

Uma taxa de imposto baixa não significa necessariamente que, após a mudança, irá pagar menos. O que importa são as fontes de rendimento e as condições de acesso aos benefícios fiscais. Saiba mais sobre os países com condições fiscais vantajosas e os fatores que influenciam a sua posição no ranking

27 set. 2026

Mais detalhes

3 min

Investimento Os melhores países para obter o Golden Visa na Europa em 2026

Os melhores países para obter o Golden Visa na Europa em 2026

A Espanha já encerrou o seu programa Golden Visa, enquanto outros países europeus estão a rever as condições de residência por investimento. No entanto, em 2026, ainda existem na Europa programas com um valor mínimo de 250 000 €. Saiba mais sobre onde ainda é possível obter uma autorização de residência por investimento e quais são as condições aplicáveis aos investidores

03 out. 2026

Mais detalhes